SOBRE O SESC


O SESC foi criado e é mantido e administrado por empresários do setor terciário - comércio de bens, serviços e turismo. Atua em prol do bem estar dos trabalhadores do comércio de bens e serviços, de seus dependentes e da comunidade em geral. 

Nasceu durante a reconstrução social do Brasil após a Segunda Guerra Mundial, em 1946. Sua origem está ligada à cooperação estabelecida entre governo, empresários e trabalhadores. É uma instituição de natureza privada, com finalidades públicas, sem fins lucrativos. As ações do SESC transcendem o atendimento social direto. Propaga princípios humanísticos e universais, que contribuem para o desenvolvimento do país. 

NOSSA MISSÃO
Promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do setor de comércios de bens, serviços e turismo e seus dependentes através de serviços subsidiados nos programas: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. 




História do SESC 

O SESC é o resultado da ação conjunta de empresários e organizações sindicais, sob o comando de João Daudt d’Oliveira, visando atender “as necessidades sociais urgentes dos trabalhadores do comércio, procurando enfrentar seus problemas, reduzir ou aliviar suas dificuldades maiores e criar condições de progresso”.

Ele foi criado pelo Decreto Lei nº 9.853 de 13 de setembro de 1946, assinado pelo então Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, que aprovou a criação de um fundo social que garantiria a manutenção da ação social pretendida. E foi regulamentado pelo Decreto nº 61.836 de 05 de Dezembro de 1967. Quanto a criação e organização do Serviço Social do Comércio no Brasil ficou como incumbência da recém criada Confederação Nacional do Comércio - CNC.

Em Mato Grosso o Serviço Social do Comércio SESC foi instalado em 06 de dezembro de 1947, na condição de Delegacia Estadual, passando a ser Departamento Regional com a criação da Federação do Comércio no Estado de Mato Grosso em 1 de abril de 1959.

O Serviço Social do Comércio – SESC é uma entidade de direito privado, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo e dirigida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que tem por finalidade planejar e executar medidas que contribuam para o bem-estar social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias e para o aperfeiçoamento moral e cívico da coletividade.






As ações desenvolvidas pelo SESC estão distribuídas dentro dos seguintes programas: Educação, Saúde, Cultura, Lazer a Assistência. Onde cada um possui suas diretrizes gerais de ação propostas pelo Departamento Nacional que devem ser seguidas na proposição das atividades desenvolvidas.

Em Mato Grosso, o SESC desenvolve 17 atividades para sua clientela distribuídas dentro dos 5 programas, ou seja, Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. Sendo as atividades desenvolvidas da seguinte forma:

EDUCAÇÃO:
- Educação Infantil;
- Educação Fundamental
- Educação de Jovens e Adultos
- Educação Complementar
- Cursos de Valorização Social

SAÚDE:
- Nutrição
- Assistência Odontológica
- Educação em Saúde
- Assistência Médica

CULTURA:
- Biblioteca
- Apresentações Artísticas
- Desenvolvimento Artístico e Cultural

LAZER: 
- Desenvolvimento Físico Esportivo
- Recreação

ASSISTÊNCIA: 
- Trabalho com Grupos
- Ação Comunitária 
- Assistência Especializada





Nenhum comentário:

Postar um comentário