25 de março de 2015

Péricles Anarcos volta aos palcos cuiabanos com adaptação de Hemingway

Depois de se lançar em embarcações por outras águas brasileiras, o ator Péricles Anarcos, volta a ancorar em Mato Grosso. Ao pisar em terra firme, volta aos palcos sem se distanciar das últimas vivências. Pelo projeto Poesia Versos e Cordas encena uma adaptação poética de “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway. Vai ser nesta quarta-feira (25), às 20 horas, no Teatro do Sesc Arsenal. A entrada é gratuita.

No espetáculo, que será exibido também ao público escolar no mesmo dia, às 15 horas, é revelada à plateia, a odisséia contemporânea do velho marinheiro cubano Santiago, que em um período de muito azar, não consegue pescar nenhum peixe por mais de 84 dias e vira alvo de zombarias dos seus amigos na colônia dos pescadores. Eis que de repente, tira a sorte grande ao pescar um gigante espadarte. Mas, será que foi sorte?

O brilhante texto publicado por Hemingway em 1952, fez com que ele fosse contemplado com o prêmio Pulitzer (1953) e laureado com o Nobel de Literatura de 1954.

Encantado pelo texto e inspirado pelo tempo que exerceu atividade profissional como marinheiro mercante, Péricles começou a idealizar o espetáculo a partir da oficina dramatúrgica da Árvore, que ministrou no Sesc Arsenal, durante a edição mais recente do Guaná – Aldeia Sesc de Cultura. No curso, ele fez a comparação de imagens entre a construção de um texto teatral, com a plantação de uma árvore.

“E é assim que o espetáculo não estreia de forma conclusa, segue em construção. As influências teatrais adquiridas ao longo dos anos por conta da interação com atores de outros países, o Odin Teatret, da Dinamarca e o canto difônico do estilo tuvano que tenho desenvolvido autodidaticamente e a vida em embarcações foram se misturando e dando forma ao espetáculo”, explica. Péricles ressalta ainda, que amplia as possibilidades com texto em português lusitano e espanhol.

Um dos fundadores do célebre Teatro Fúria, em efervescência no início dos anos 2000 em Mato Grosso, Péricles Anarcos volta à ativa e entusiasma a plateia cuiabana, ávida por notícias suas. E claro, pela genialidade inerente.

Péricles Anarcos atuou como autor, ator e diretor no Teatro Fúria e os Insurretos Furiosos Desgovernados. Viajou por 18 estados brasileiros divulgando os 10 espetáculos e 5 oficinas da trupe, por intermédio de festivais de teatro e projetos de circulação de espetáculos como Caravana Funarte, Palco Giratório e projetos particulares contemplados pela Lei Rouanet. Além dos espetáculos e laboratórios o Fúria também promoveu o Festival Nacional de Teatro de Cuiabá, aulas e espetáculos com menores em conflito com a Lei, presos na cadeia do Complexo Pomeri.


Serviço: 
Poesia Versos e Cordas
O Velho e o Mar, com Péricles Anarcos
Dia 25 de março, às 20 horas, no Teatro do Sesc Arsenal
Entrada Gratuita (Retirar o ingresso 1 hora antes do espetáculo) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário