23 de setembro de 2014

“Dirigindo no Escuro”, de Woody Allen, no Cine Sesc Arsenal


Cineasta em crise recebe oportunidade para dirigir filme de grande orçamento e, na noite anterior ao início das filmagens, fica cego. Esse é o mote de “Dirigindo no escuro” (Hollywood Ending, 2002, 112 minutos), de Woody Allen, atração dessa terça-feira, 23/09, às 19h, no Cinema do Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 14 anos.
       
O filme integra programação do oitavo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com informações sobre o filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um gostoso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso.

Woody Allen é o nome artístico de Allan Stewart Konigsberg, nascido no Brooklyn, Nova York, em 1935. Em um universo calcado em diversas referências, dos clássicos hollywoodianos dos anos 1940, da identificação com a comédia rasgada dos filmes de Bob Hope e dos Irmãos Marx, da descoberta - na juventude - da comédia stand up de Mort Sahl e de uma grande admiração pelo cinema europeu - principalmente os filmes de Ingmar Bergman -, o trabalhador Woody Allen (são mais de quarenta filmes entre as funções de diretor, roteirista e ator) traçou um caminho que já há bastante tempo o consolidou como dos expoentes do cinema mundial.

O cineasta fez de seu auter-ego neurótico e engraçado o centro de um mundo familiar a seus fãs. Em seus filmes, um final feliz pode surgir carregado de melancolia e os dramas enfrentados pelos personagens muitas vezes permitem ao espectador rir diante dos absurdos da vida.

Sobre o filme

Um diretor famoso (Woody Allen), mas com problemas para arrumar trabalho, acaba tendo uma nova chance quando é escolhido para dirigir uma refilmagem milionária. Quando as filmagens vão iniciar, ele fica cego, e tentará esconder a situação para não perder seu emprego, com a ajuda de seu agente e de sua ex-esposa (Téa Leoni), por quem ainda está apaixonado.

“Dirigindo no escuro” é uma comédia hilária de Allen, com diálogos rápidos e inteligentes que são a marca do diretor. Neste, Woody alfineta, com muita ironia, a insipidez do cinema hollywoodiano da atualidade.

Próximo Filme
Na próxima semana, encerrando o Ciclo Woody Allen, exibiremos “O escorpião de Jade” (2001, 103 minutos).


A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (amplo e seguro estacionamento com entrada pela rua lateral). Atenção: o estacionamento do Sesc Arsenal é gratuito para pessoas que participam das atividades culturais e recreativas da unidade (incluindo Choperia e Bulixo). É preciso carimbar o ticket de estacionamento para isentar o pagamento da taxa.



Serviço
O quê: Dirigindo no escuro
Direção: Woody Allen
Quando: Terça-feira, 23 de setembro, às 19h
Onde: Cine Sesc Arsenal
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário