15 de setembro de 2014

Comédia “Trapaceiros”, de Woody Allen, no Sesc Arsenal

Filme marcou um retorno do diretor às comédias do início de sua carreira

Vigarista aluga loja e a utiliza como fachada para construir um túnel subterrâneo e assaltar banco vizinho em “Trapaceiros” (Small Time Crooks, 2000, 94 minutos), de Woody Allen, atração dessa terça-feira (16/09 às 19h), no cinema do Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 14 anos.
   
O filme integra programação do oitavo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com informações sobre o filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um gostoso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso.

Woody Allen é o nome artístico de Allan Stewart Konigsberg, nascido no Brooklyn, Nova York, em 1935. Em um universo calcado em diversas referências, dos clássicos hollywoodianos dos anos 1940, da identificação com a comédia rasgada dos filmes de Bob Hope e dos Irmãos Marx, da descoberta - na juventude - da comédia stand up de Mort Sahl e de uma grande admiração pelo cinema europeu - principalmente os filmes de Ingmar Bergman -, o trabalhador Woody Allen (são mais de quarenta filmes entre as funções de diretor, roteirista e ator) traçou um caminho que já há bastante tempo o consolidou como dos expoentes do cinema mundial.

O cineasta fez de seu alter-ego neurótico e engraçado o centro de um mundo familiar a seus fãs. Em seus filmes, um final feliz pode surgir carregado de melancolia e os dramas enfrentados pelos personagens muitas vezes permitem ao espectador rir diante dos absurdos da vida.

 Sobre o filme
Ray (Woody Allen) é um lavador de pratos que tem um grande plano: alugar uma loja ao lado do banco e utilizá-la como fachada para construir um túnel subterrâneo para assaltá-lo. Para tanto, Ray logo consegue ajuda de seus companheiros e de sua esposa Frenchy (Tracey Ullman), que passa a cuidar do funcionamento normal da loja, preparando biscoitos, enquanto os trapaceiros se dedicam à construção do túnel. Entretanto, as vendas dos biscoitos são um sucesso, atraindo a atenção do público e da mídia ao mais novo fenômeno da culinária nova-iorquina.

Próximo Filme
Na próxima terça (23/09 às 19h), a atração do Ciclo Woody Allen é “Dirigindo no Escuro” (2003, 113 minutos).

Serviço
O quê: Trapaceiros
Direção: Woody Allen
Quando: Terça-feira, 16 de setembro, às 19h
Onde: Cine Sesc Arsenal
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada Gratuita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário