19 de agosto de 2014

Suspense “Um estranho no lago” é atração no Imagens em Pauta

Dois homens vivem uma história de desejo e perigo em um lago usado como praia nudista em “Um estranho no lago” (L'Inconnu du Lac, 2013), de Alain Guiraudie, atração dessa terça-feira, 19/08, às 19:00, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 18 anos.

O filme integra programação do oitavo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com informações sobre o filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um gostoso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso.

O diretor e roteirista Alain Guiraudie nasceu em 15 de julho de 1964. Cresceu em uma família de agricultores e desenvolveu uma paixão desde muito jovem por cultura popular. Em 1990, dirigiu seu primeiro curta-metragem, “Les héros sont immortels”. Influenciado por Georges Battaille e abertamente gay, Guiraudie dirigiu diversos filmes relacionados ao universo LGBT (sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, utilizada para identificar orientações sexuais diferentes da heterossexual, bem como manifestações de identidade de gênero divergentes do sexo designado no nascimento).

Sobre o filme
Em pleno verão, um lago é usado como praia nudista por vários homens. Eles sentem-se à vontade no local e usam o bosque às margens do lago para ter relações sexuais. Um dos frequentadores mais assíduos é Franck (Pierre Deladonchamps), que um dia faz amizade com Henri (Patrick d'Assumçao), um homem solitário que vai ao lago em busca de paz, sem aparentar interesse pelos homens do local. Com o desenrolar dos dias e as conversas constantes, eles se tornam amigos. Entre os dias que passam e as conversas com Henri, Franck desenvolve uma irresistível e perigosa atração por Michel (Christophe Paou), um novato no lago.

Guiraudie propõe um desafio ao espectador: sentir na pele, vivenciar visceralmente o híbrido de desejo e medo que estimula o protagonista, envolvido em um arriscado jogo por prazer, completamente vulnerável ao risco. Em 2013, “Um estranho no lago” foi exibido no Festival de Cannes, onde recebeu a Queer Palma (prêmio concedido ao melhor filme de temática LGBT) e o prêmio de melhor direção na seção “Un Certain Regard” do Festival.

Próximo filme
Na próxima semana, o Imagens em Pauta continua o “Ciclo Cinema Francês Recente” com a exibição de “Os belos dias” (França, 2013, 94 minutos), de Marion Vernoux.
Sobre o Sesc Arsenal
O Sesc Arsenal é um centro cultural que conta com espaços como Biblioteca, Banco de Textos de Artes Cênicas, Teatro, Centro de Difusão e Realização Musical, Galeria de Arte e Choperia. Confira as atividades culturais que este centro cultural oferece através do blog www.sesc-mt.blogspot.com ou pelo telefone 3611 0550.

A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (amplo e seguro estacionamento com entrada pela rua lateral). Atenção: o estacionamento do Sesc Arsenal é gratuito para pessoas que participam das atividades culturais e recreativas da unidade (incluindo Choperia e Bulixo). É preciso carimbar o ticket de estacionamento para isentar o pagamento da taxa.


Serviço
O quê: Um estranho no lago
Direção: Alain Guiraudie
Quando: Terça-feira, 19 de agosto, às 19:00
Onde: Cine Sesc Arsenal
Classificação indicativa: 18 anos
Entrada Gratuita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário