13 de abril de 2014

SONORA BRASIL LEVA MAIS DE 450 APRESENTAÇÕES AOS PALCOS BRASILEIROS

Promovido pelo Sesc, maior projeto de circulação musical do país traz nova temporada com programação relacionada às raízes dos tambores e ao compositor Edino Krieger 

Começa no próximo dia 15 de abril a 17ª edição do circuito Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais, maior projeto de circulação musical do país, promovido pelo Sesc. Até o fim do ano, serão 454 apresentações de oito grupos em 123 diferentes cidades, com os temas Tambores e Batuques e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. A abertura acontece no Teatro do Sesc Arsenal em Cuiabá, com os grupos Raízes do Bolão (AP) e Quinteto Brasília (DF).

“Este ano, o tema Tambores e Batuques passa pelas regiões Sul e Sudeste, e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea no Norte, Nordeste e no Centro-Oeste do país, invertendo o circuito apresentado em 2013. O projeto bianual permite que os grupos passem por todas as regiões do Brasil.”, explica Thiago Sias, assessor da equipe música do Departamento Nacional do Sesc.

A cada nova edição, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical e leva para diversas cidades de todos os estados do país as obras das Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que raramente são executadas fora do eixo Rio-SP. O Projeto contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia. Raízes do Bolão, Samba de Cacete da Vacaria, Raízes do Samba de Tocos, Alabê Ôni, Quinteto Brasília, Quarteto Belmonte, Octeto do Polyphonia Khoros e Duo Cancionâncias são os grupos que constam das programações, que se identificam com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Edino Krieger em Cuiabá 

Artistas e pesquisadores de Cuiabá terão oportunidade de receber o próprio Edino Krieger para uma Palestra sobre o tema Bienais de Música Brasileira Contemporânea no auditório do Instituto de Linguagens da UFMT, no dia 14 de abril, as 14h. Junto a Krieger também participarão representantes dos grupos que circularão este ano no país apresentando a sua obra. Esse encontro objetiva o compartilhamento de conhecimento sobre o tema, experiências e informações com os alunos de música da universidade. Essa palestra é aberta ao público em geral.


Sobre o Sonora Brasil:

O Sonora Brasil tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo projeto cerca de 70 grupos, em mais de 3.500 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 500 mil espectadores. A cada dois anos, dois temas são desenvolvidos buscando aprofundar a relação do público com aspectos relevantes da música no país. Os conteúdos abordados são apresentados através de concertos e complementados com um catálogo distribuído ao público gratuitamente, com informações detalhadas sobre o tema e sobre os grupos participantes.

Os temas: 

Tambores e Batuques apresenta manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas, que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado. Os grupos circularão utilizando instrumentos fabricados artesanalmente, de acordo com as tradições de suas comunidades, apresentando repertório de cânticos que aludem a fatos da vida social, ao trabalho e às crenças religiosas. Grupos: Raízes do Bolão, Samba de Cacete da Vacaria, Raízes do Samba de Tócos e Alabê Ôni.

Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea traz à tona a força deste compositor relevante para o desenvolvimento da música no Brasil, que teve reconhecida atuação também com crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Grupos: Quinteto Brasília, Quarteto Belmonte, Octeto do Polyphonia Khoros e Duo Cancionâncias.


LANÇAMENTO NACIONAL SONORA BRASIL – CIRCULAÇÃO 2014

Palestra: Bienais de Música Contemporânea – Com Edino Krieger (SC)
Data: 14/04/2014 - Horário: 14h – Local: Auditório do IL – UFMT – Entrada Franca

Concerto de Lançamento – Com Raizes do Bolão (AP) e Quinteto Brasília (DF)
Data: 15/04/2014 - Horário: 19h - Local: Teatro | Sesc Arsenal
Entrada Franca - Ingressos distribuídos 01 hora antes do espetáculo. 
Informações: (65) 3616-6901

Nenhum comentário:

Postar um comentário