18 de setembro de 2013

Sesc realiza Semana Move Brasil e convoca população a sair do sedentarismo

Em Mato Grosso, atividades acontecem dia 28 em Cuiabá e Rondonópolis

De 22 a 29 de setembro, o Serviço Social do Comércio - Sesc promove a Semana Move Brasil 2013, com o objetivo de incentivar o maior número de cidadãos a deixarem o sedentarismo. A iniciativa do Sesc, realizada em parceria com os Ministérios da Saúde e Esportes, ACM (Associação Cristã de Moços) e Sesi, foi inspirada no movimento Now we move, criado na Europa, em 2012, com a meta de transformar 100 milhões de europeus em cidadãos ativos, até 2020.  No Brasil, a campanha pretende aumentar o número de praticantes de esportes e atividades físicas até 2016.

De acordo com o último censo 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012, 80% da população é sedentária. Somam-se a isso, dados do Ministério da Saúde comprovando que 64% dos brasileiros estão com excesso de peso. Para assumir o desafio de melhorar a qualidade de vida da população por meio da atividade física e esporte, 16 estados preparam uma programação variada para a Semana Move. As atividades contam com o apoio de prefeituras, confederações de diferentes modalidades esportivas e organizações não governamentais.

“Com o Move Brasil temos a oportunidade de criar um legado social a partir da atenção dada aos esportes. Além de estimular e valorizar o prazer da prática da atividade física, nossa grande meta é reforçar o compromisso que temos em promover ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população brasileira”, explica Fernando Dysarz, gerente de Lazer do Departamento Nacional do Sesc. 

O vídeo do Move Brasil, no ar no perfil da campanha no Facebook e no YouTube, pretende motivar os brasileiros a aderirem ao esporte ou atividade física em seu tempo livre. Outra iniciativa da campanha é a realização de uma pesquisa que estabelecerá uma meta para promover um crescimento significativo de pessoas em movimento no país.

A abertura da campanha será marcada pelo Ciclo Sesc, passeio ciclístico que acontece simultaneamente em 61 cidades, em 16 Estados, sendo nove capitais. Além disso , a Semana Move terá competições de diferentes modalidades esportivas como futebol, vôlei, basquete, natação e judô. Durante oito dias, cada organização ou cidade “movedora” promoverá, ainda, eventos que incluem caminhadas, dança, ginástica e intervenções urbanas, como flashmobs. O evento será encerrado com duas grandes competições nacionais: a Maratona de Foz do Iguaçu, no Paraná, e a 4ª Etapa do Sesc Triathlon, em Salvador. 

Mato Grosso
O Sesc Mato Grosso promove duas atividades. Em Cuiabá, no dia 28 (sábado) tem Caminhada no Parque, com concentração no Parque Mãe Bonifácia, a partir das 15h. Já em Rondonópolis,nos dias 28 e 29, haverá o 10 Horas Sesc em Movimento, com Triathlon indoor e campeonatos de basquete, vôlei, futsal, futebol, handebol e atividades recreativas,

Saúde e esporte no Sesc
O Move reforça o compromisso do Sesc com a promoção da saúde e da prática de atividades físicas e esportivas, duas de suas áreas prioritárias. A instituição planeja atividades que se multipliquem nacionalmente e beneficiem milhares de brasileiros. Dessa forma, oferece assistência médica por meio de ações destinadas ao diagnóstico e à prevenção de doenças, além de experiências esportivas como meio de lazer ou vivência de aprendizagem e aperfeiçoamento de uma modalidade. 


Saiba mais sobre o Move Brasil no site: www.movebrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário