4 de julho de 2013

Grupo Raízes do Bolão se apresenta em Rondonópolis pelo projeto Sonora Brasil

O Sesc Rondonópolis recebe no dia 08 de Julho às 20h o grupo Raízes do Bolão. A apresentação faz parte do projeto Sonora Brasil - Formação de ouvintes musicais que aborda, no Centro-Oeste, a temática “Tambores e Batuques”. O objetivo do tema é divulgar a presença musical africana na música brasileira, abordando características peculiares das manifestações culturais de nosso país.

O grupo Raízes do Bolão vive no quilombo do Curiaú, área rural de Macapá (AP), onde mantém a tradição de cantar os ladrões (cânticos) que falam de situações diversas do cotidiano e de temas religiosos. Dona Chiquinha, matriarca do quilombo, aos 92 anos participa ativamente das festas e é referência para todos, detentora de conhecimentos que ajudaram o grupo a recuperar histórias e cânticos do passado.

Utiliza os tambores de marabaixo fabricados pelo Mestre Pedro, e também apresenta os batuques (bandaias) tocados em tambores cavados em tronco de árvore e em pandeirões que remetem a influências da cultura moura. Integram o grupo os tocadores e cantadeiras Mestre Pedro, Diego Santos, Manoel dos Santos, José Antônio, Esmeraldina dos Santos, Davina dos Santos, Carmem Andreia e Siula da Fonseca.
Em agosto, o projeto Sonora Brasil estará no Sesc Arsenal, em Cuiabá, com três apresentações.

Dia: 08 de Julho de 2013 às 20h
Local: Espaço Cultural – Teatro – Sesc Rondonópolis



Nenhum comentário:

Postar um comentário