4 de junho de 2013

Temporada da Alemanha no Brasil: Young Euro Classic se apresenta no Sesc Arsenal no dia 06



Como parte da comemoração da Temporada da Alemanha no Brasil, o “Ensemble Young Euro Classic Brasil-Alemanha” se apresenta no Sesc Arsenal, em Cuiabá, no dia 06 de junho, às 20h. O Young Euro Classic ficou conhecido como festival das melhores orquestras jovens do mundo e acontece todos os anos em Berlim, capital da Alemanha.

Na edição brasileira, o programa propõe o diálogo entre os dois países: a música clássica europeia de autoria de Johannes Brahms ou Carl Maria von Weber encontra o mais ilustre representante da música erudita brasileira, Heitor Villa-Lobos. Músicos do Orchesterzentrum NRW, da Alemanha, e da EMESP, da Escola de Música do Estado de São Paulo, integram o ensemble de câmara que está viajando em turnê pelo Brasil e encerra as apresentações na capital mato-grossense.

O concerto de abertura da temporada aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo, no mês de maio, com a presença do Presidente da Alemanha, Joachim Gauck e deu início a uma turnê com o conjunto de câmara passando por 12 cidades de 11 estados brasileiros. A turnê do conjunto de câmara é uma iniciativa do Ministério de Relações Exteriores da Alemanha. Além de São Paulo e Cuiabá, integram a turnê as cidades de Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Goiânia (GO), Brasília (DF), Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

“Quando ideias se encontram” é o lema da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”. De maio de 2013 a junho de 2014 a Alemanha se apresentará por todo o Brasil em diversos eventos cobrindo áreas importantes como política, economia, cultura, ciências, educação e esportes. Dessa maneira os dois países poderão aprofundar suas relações, além de fortalecer e expandir parcerias.


Programa

Ensemble Young Euro Classic Brasil-Alemanha com músicos da Escola de Música do Estado de São Paulo e do Orchesterzentrum NRW

Paul Hindemith - 3 peças para 5 instrumentos (1925)

Johann Sebastian Bach - Sonata sopr'il Soggetto Reale de “A Oferenda Musical” BWV 1079, (1747)

Heitor Villa-Lobos - Bachianas brasileiras Nr. 6 (1938)

Ernesto Nazareth - Tango brasileiro para piano solo

Hans Werner Henze - Sonata de Música de Câmara 1958

Ludwig van Beethoven - Septeto em Mi bemol maior op. 20 (1800)


Nenhum comentário:

Postar um comentário