6 de maio de 2013

Curso com Aline Figueiredo


Diário de Cuiabá - Estão abertas as inscrições para o curso de História da Arte e Linguagem Contemporânea. A atividade será ministrada pela historiadora, crítica de arte e pesquisadora, Aline Figueiredo. O curso oportuniza o conhecimento da História da Arte para a compreensão das mudanças sofridas sobre a definição de arte ao longo do tempo seja pelo contexto social seja pelos aspectos formais. Também capacita o público para analisar os aspectos que envolvem o processo criativo como cores, formas, composição, equilíbrio, materiais, suportes.

O curso será dividido em três módulos. O primeiro módulo, que acontecerá nos dias 15, 17, 22, 24, 29 e 31 de maio, abordará o período da Pré-História ao Realismo. A crítica de arte percorrerá do paleolítico superior ao neolítico: a primeira grande renovação estilística, a proto-história e o aparecimento da escrita. Abordará antiguidade com noções de arte egípcia, grega, romana, primitiva cristã. Arte Medieval com noções de arte romântica, bizantina e gótica. E do século XV a meados do século XIX, abrangendo noções sobre o Renascimento, Maneirismo, Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo e o Realismo.

O segundo módulo acontecerá no mês de junho, nos dias 12, 14, 19, 21, 26 e 28. Este módulo percorrerá da Arte Moderna a Arte Contemporânea. Sobre Arte Moderna, a pesquisadora discorrerá sobre o Impressionismo e os desdobramentos da pintura moderna, passando pelos artistas precursores do Expressionismo (Van Gogh), do Fovismo (Gauguin), do Cubismo (Cezane), o Futurismo, o Abstracionismo (as tendências concretas e informais), a Bauhaus, o Dadaismo e o Surrealismo.

Ainda neste módulo, Aline Figueiredo mencionará as principais tendências da contemporaneidade, Happening, arte cinética, Op-art, Pop Art, Novo Realismo, Fluxus, Hard-Edge, Vídeo-Arte, Figuração Narrativa, Minimal Arte, Múltiplos, Arte Conceitual, Hiper Realismo, Arte Povera, Body-art, Suporte-Superfície, Arte Postal, Graffitti, Transvanguarda, Neo-expressionismo, outras tendências verificadas nas grandes mostras internacionais, a exemplo das Bienais de São Paulo e Veneza e da Documenta de Kassel.

Panorama da Arte Brasileira e Panorama da Arte Mato-grossense serão abordados no terceiro e último módulo, que acontecerá no mês de julho (nos dias 10,12, 17, 19, 24 e 26). Durante esta ocasião, a crítica de arte transmitirá algumas noções históricas da Arte Brasileira, desde o século XVII, passando pelo Barroco litorâneo e o Barroco mineiro, Missão Artística Francesa e o Academismo, a Semana de Arte Moderna, o Modernismo, os Salões Nacionais, as Bienais de São Paulo e as tendências atuais.

Com propriedade de quem teve participação ativa como agitadora das plásticas no Estado, Aline expressará noções sobre o aparecimento da arte mato grossense na cena brasileira, a força da pintura cabocla. Citará ainda os principais artistas mato grossenses ao longo de mais de quarenta anos de descentralização da arte brasileira.

As aulas acontecerão das 19h30 às 22h no Cinema do Sesc Arsenal. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo endereço eletrônico artesesc1@sescmatogrosso.com.br. Basta enviar nome, telefone e e-mail pessoal e escrever no Assunto: Inscrição para curso de História da Arte com Aline Figueiredo. Mais informações (65) 3613-6901.

Nenhum comentário:

Postar um comentário