2 de abril de 2013

CURSO HISTÓRIA DO CINEMA, COM CÁSSIO STARLING


De 09 a 13/04
terça a sexta-feira das 18h às 22h e sábado das 16h às 21h
Núcleo Arsenal de Cinema - Inscrições gratuitas na Central de Atendimento - 3611-0550

O curso História do Cinema visa oferecer uma visão ampla, mas não superficial, dos passos que fundaram a cultura audiovisual no final do século 19, modificando-se incessantemente ao longo do século 20 e reinventa-se no século 21 ao incorporar as possibilidades de expressão e comunicação por intermédio das novas tecnologias. Em vez de uma abordagem evolutiva, o curso se organiza em torno das estéticas mais influentes de cada época, suas adaptações e transformações, e dos paradigmas nunca imutáveis, que se mantêm vivos à medida que se recriam.


Ministrante: O curso será ministrado pelo crítico, curador, pesquisador e professor do audiovisual, Cássio Starling Carlos. Graduado em Filosofia pela UFMG, e como crítico colabora regularmente para o jornal Folha de São Paulo, além de integrar o grupo de curadores da Mostra de Cinema de Tiradentes.

Aula 1: Pré-cinema, Primeiro Cinema e domesticação da linguagem
- Os dispositivos utilizados para projeção de imagens a partir do Renascimento.
- As imagens em movimento de Muybridge, Marey e Edison.
- Irmãos Lumière: a invenção do cinematógrafo e os primeiros filmes.
- O cinema ganha o reforço da imaginação: Georges Méliés.
- Um novo meio de contar velhas histórias: a construção de narrativas de Porter a Grifith.

Aula 2: O sistema clássico e a guerrilha das vanguardas
- A comédia como recurso para abalar a ordem.
- A invenção de Hollywood e seus recursos para dominar o mundo.
- As vanguardas europeias e as possibilidade de um outro cinema.
- O caso Limite do cinema brasileiro.

Aula 3: O cinema face aos descompassos do mundo
- Os filmes como arma de propaganda.
- A busca pelo que sobrou do humano em meio às ruínas.
- Visões de artistas: Orson Welles e Alfred Hitchcock
- O que é cinema de autor?
- O Brasil em busca de seu cinema.

 Aula 4: Rebeldes e herdeiros
- A emergência do cinema sem regras.
- As novas ondas varrem as telas do mundo.
- O cinema novo redescobre o Brasil.
- Hollywood movida a sexo, drogas e rock n’ roll.
- Spielberg, Lucas e a reinvenção do espetáculo


Aula 5: O cinema na paisagem contemporânea
- Dois casos de cineastas-cinéfilos: Almodóvar e Tarantino.
- O cinema como janela para o mundo: a emergência do Oriente, do Irã e da Argentina.
- A tecnologia digital e a infinitude do audiovisual na contemporaneidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário