1 de abril de 2013

Ciclo John Ford continua no Imagens em Pauta

MIDIANEWS - Um dos grandes sucessos de bilheteria de John Ford na década de 1930, “Juiz Priest” (Judge Priest, 1934, 80 minutos) é atração desta terça-feira, 2 de abril, às 19:00, no Cine Sesc Arsenal. Entrada gratuita. Classificação indicativa: 16 anos. 

O filme integra a programação do sétimo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com informações sobre o filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um gostoso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso. 

Entre março e abril, são exibidos filmes do estadunidense John Ford (1894-1973), abrangendo pequena, mas significativa parcela dos mais de cem títulos dirigidos pelo cineasta. Compõem o ciclo filmes que correspondem à fase madura de Ford, na qual concebeu obras com narrativa envolvente e apurado trabalho com as convenções do cinema clássico. Suspenses, dramas, e claro, alguns dos mais famosos faroestes de todos os tempos destacam-se entre os títulos exibidos.

Sobre o filme 
Billy Priest (Will Rogers) é juiz de uma pequena cidade do estado do Kentucky em 1890. Orgulho dos veteranos confederados, Priest costuma usar do bom senso e de considerável humanidade para fazer a justiça valer. Ele ajuda seu sobrinho a se casar com a garota certa e também derruba uma ação judicial ilegal contra um ferreiro inocente. “Ford estabelece o filme como confrontação clássica entre o decoro e os instintos naturais do homem, sem o qual a arriscada preservação da ordem das coisas ruiria” (Scott Eyman & Paul Duncan). 

Um dos mais renomados cineastas de todos os tempos, John Ford iniciou a carreira no cinema como ator, em 1914, por intermédio do irmão, o ator/diretor Francis Ford. Rapidamente começou a dirigir filmes de média e longa-duração, realizando mais de cinquenta filmes apenas no período do cinema silencioso. Ao final da década de 1920, John Ford já era um cineasta consagrado, e entre as décadas de 1930 e 1940 dirigiu marcos do cinema, principalmente do gênero faroeste. 

Próximo filme 


Na próxima semana não haverá sessão, em virtude do Curso de Cinema com Cássio Starling Carlos (Folha de São Paulo). O Imagens em Pauta retorna no dia 16 de abril, com um dos maiores sucessos de Ford, “Rastros de Ódio” (The searchers, 1956, 119 minutos). Não perca! Se você deseja ser avisado sobre as exibições do projeto envie um email para imagensempauta@gmail.com com a informação “Cadastrar e-mail”. Para outras informações, siga o “Imagens em Pauta” no Twitter: @ImagensEmPauta. 

Sobre o Sesc Arsenal 

O Sesc Arsenal é um centro cultural que conta com espaços como Biblioteca, Banco de Textos de Artes Cênicas, Teatro, Centro de Difusão e Realização Musical, Galeria de Arte e Choperia. Confira as atividades culturais que este centro cultural oferece através do blog www.sesc-mt.blogspot.com ou pelo telefone 3611 0550. 

A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (amplo e seguro estacionamento com entrada pela rua lateral). Atenção: o estacionamento do Sesc Arsenal é gratuito para pessoas que participam das atividades culturais e recreativas da unidade (incluindo Choperia e Bulixo – basta carimbar o ticket de estacionamento para isentar o pagamento da taxa). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário