5 de março de 2013

Filmes de John Ford serão exibidos gratuitamente no Sesc em Cuiabá


G1 - O Cine Sesc Arsenal de Cuiabá exibirá nesta terça-feira (5), às 19h, o filme “O prisioneiro da Ilha dos Tubarões”, de John Ford. O filme faz parte da programação do sétimo ano de exibições do  “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A classificação indicativa é de 16 anos, e a entrada será gratuita.

O filme conta a história do Dr. Samuel Mudd, médico que foi preso e acusado de conspiração por haver tratado do assassino do presidente Abraham Lincoln no teatro Ford, em abril de 1865. Depois do assassinato, John Wilkes Booth foi perseguido por soldados da União e morto 12 dias mais tarde. Oito pessoas foram posteriormente acusadas de conspirar com ou ajudar Booth. Consideradas culpadas por um tribunal militar, quatro delas foram enforcadas, uma recebeu sentença de seis anos de prisão e outras três foram condenadas à prisão perpétua. Entre o último grupo estava um médico de Maryland, Dr. Samuel Mudd, que tratou da perna que Booth quebrou após atirar no presidente.

“O prisioneiro da Ilha dos Tubarões” retrata o Dr. Mudd como vítima das circunstâncias, injustamente acusado e precipitadamente condenado por colaborar com o assassino do presidente Lincoln. Este é um filme pouco conhecido na filmografia de John Ford, com uma narrativa carregada de intriga e suspense, distante dos faroestes que o celebrizaram. O filme tem 96 minutos de duração.

Imagens em pauta
Entre março e abril serão exibidos filmes do estadunidense John Ford (1894-1973), abrangendo pequena mas significativa parcela dos mais de 100 títulos dirigidos pelo cineasta. Compõem o ciclo filmes que correspondem à fase madura de Ford. Suspenses, dramas e alguns dos mais famosos faroestes de todos os tempos destacam-se entre os títulos exibidos.
A programação do Imagens em Pauta é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema. O Sesc Arsenal fica localizado na Rua 13 de junho, s/n°, Bairro Porto, em Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário