16 de janeiro de 2013

Casa do Artesão expõe "Os Caretas de Guiratinga"




Até o dia 28 de fevereiro quem passar pelo Sesc Casa do Artesão poderá conhecer a exposição "Os Caretas de Guiratinga". Os Caretas são um bloco carnavalesco que existe há mais de 60 anos em Guiratinga, a 310 km de Cuiabá, no sul de Mato Grosso. Formado por moradores que brincam o carnaval de rua utilizando roupas feitas de chita e as famosas caretas, que são máscaras confeccionadas artesanalmente a partir de uma mistura de cola e papel.

A exposição apresenta máscaras de vários carnavais, destacando a importância desta manifestação cultural que ajuda a manter viva a história da formação da identidade cultural do povo guiratinguense e mato-grossense. As máscaras surgiram no município no final da década de 1940 como alternativa das camadas populares, que eram proibidas de frequentarem os bailes de carnaval por fugirem do "padrão social" exigido pela elite local.

No início, a referencia era a malhação do Judas. Os artesãos carnavalescos faziam os bonecos para colocarem nas casas das pessoas para assustá-las. A partir daí surgiu a ideia de fazer as máscaras (caretas) com cabaça ou papelão. Muitas vezes as máscaras eram incrementadas com outros materiais como peles de cobra, porco do mato, boi, crinas de cavalo, sinos, correntes, argolas e foram incorporados no Bloco dos Caretas para festejar o carnaval.

Além da exposição, no Sesc Casa do Artesão funciona o Museu do Artesanato de Mato Grosso - MAMT e nas tardes das sextas-feiras tem o saboroso Tchá Cô Bolo.

O quê: Exposição Os Caretas de Guiratinga
Quando: De 15/01 a 28/02/2013
Onde: Sesc Casa do Artesão - Rua 13 de Junho, 315 - Porto - Cuiabá
Horários: Segunda a Sexta: 09h às 17h  /  Sábado: 09h às 13h
Informações: (65) 3611-0500
Entrada Franca



Nenhum comentário:

Postar um comentário