26 de setembro de 2012

SONORA BRASIL - Sotaques do Fole apresenta : GRUPO TRUVINCA



Sonora Brasil - Sotaques do Fole
GRUPO TRUVINCA

O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em sua 15ª edição, o projeto apresenta os temas Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, desenvolvidos no biênio 2011/2012, com a participação de quatro grupos em cada tema. 

Truvinca e grupo

A sanfona de oito baixos é um dos instrumentos mais identificados com a cultura nordestina, onde também é conhecida, dentre outros nomes, como pé-de-bode. O instrumento está diretamente relacionado à tradição oral, e sua afinação, conhecida como afinação transportada, teve sua forma original diatônica modificada ao longo do tempo a partir da ação dos próprios músicos, que buscavam ampliar suas possibilidades melódicas. A carência de pesquisas deixa muitas dúvidas quanto a sua história na região nordeste, mas estima-se que sua chegada tenha ocorrido ainda no século XIX, com os imigrantes portugueses.

Heleno Pereira dos Santos, o Truvinca, é um desses grandes mestres que compreende a importância da preservação e difusão do repertório tradicional tão representativo do desenvolvimento da música nordestina, mas é ainda pouco conhecido. Com sua técnica apurada e domínio pleno do repertório, empenha-se em manter um estilo interpretativo, fiel às formas originais. Truvinca viveu duas décadas no Rio de Janeiro, trabalhando durante o dia em empregos formais e dedicando suas noites ao ofício de sanfoneiro. Ele se apresenta no Sonora Brasil acompanhado de Alex da Zabumba e Octacílio Muniz, uma formação tipicamente nordestina.


26/09 - 20h - Teatro - Sesc Arsenal - Entrada Franca



Nenhum comentário:

Postar um comentário