11 de setembro de 2012

SESC ARSENAL apresenta GUANÁ - ALDEIA SESC DE ARTE E CULTURA










SESC ARSENAL APRESENTA
GUANÁ – ALDEIA SESC DE ARTE E CULTURA - 2012
O SESC realiza a maior rede de mostras culturais do Brasil. Denominadas ALDEIAS, as mostras são um espaço para reflexão e fomento da criação e da produção local e de outros estados.  Rede tecida por linhas de interlocução e mediação com a cidade, com as comunidades e com os diferentes segmentos da sociedade. Essas linhas são representadas pelas ações desenvolvidas pelo SESC em 41 ALDEIAS espalhadas por todo País, transformando cada aldeia local em uma feira simbólica, que envolve os membros de sua comunidade em rituais de consumo da arte. 
Em Cuiabá o SESC Mato Grosso realiza a Guaná – Aldeia SESC de Arte e Cultura. Profissionais das artes, professores, estudantes e interessados são convidados a participar dessa imersão de confraternização e troca de bens culturais. 
Esse nome foi escolhido para reverenciar a aldeia Guaná que residiu à margem direita do rio Cuiabá, na metade do século XIX, quando toda essa região pertencia ao distrito de São Gonçalo de Pedro II e fazia parte da Província de Mato Grosso. Onde hoje é situado o bairro Porto da capital Cuiabá, localização do Centro Cultural Jamil Boutros Nadaf - SESC Arsenal. 
Além da referência geográfica, uma característica peculiar dos Guanás determinou a escolha do nome dessa mostra. Segundo a historiadora Verone Cristina da Silva, a eles era atribuída, por outros aldeamentos indígenas locais, a particularidade de “estabelecerem relações com diferentes grupos étnicos, em posições sociais distintas”, levando-os a práticas culturais que foram construídas historicamente num campo de experiências múltiplas e singulares, uma vez que a cultura é um processo contínuo de transformações que se constitui na relação com o outro. 
Do mesmo modo, o Sesc Mato Grosso busca com a Guaná – Aldeia SESC de Arte e Cultura praticar uma política cultural de caráter transformador, na qual a cultura não é vista como um produto final a ser consumido, mas como um bem mutável e flexível resultante de um processo de interatividade que leva à construção de valores e significados que compõem a sua pluralidade. 
  
A Guaná - Aldeia Sesc de Arte e Cultura proporciona, de 11 a 30 de setembro, uma programação diversificada nos espaços cênicos convencionais e não convencionais a circulação de Espetáculos, Oficinas, Cursos, Seminários, Exibição de Filme e Exposições.

OVERDOZE
No dia 15 de setembro, sábado acontece o Overdoze, 12 horas de programação cultural! 

Confira a programação completa:




BELEZA CUIABÁ
Com Cia de Dança Rodinei Barbosa (MT)


O espetáculo oferece para a sociedade Cuiabana, admiradora da riqueza cultural de nosso estado, um show envolvendo nossas músicas e nossos músicos. Artistas, compositores e cantores de nossa terra, num espetáculo valorizando nossas origens, talentos e tradições. 

OVERDOZE! - 15/09 - 19h - Jardim - Entrada Franca


O QUE TRAZ O BARQUINHO?
Com Grupo Comadança (MT)


É um espetáculo lúdico, que se alimenta do universo das imagens e da dança. Um barquinho de papel é lançado em águas claras e escuras, de dentro dele saltam personagens que brincam com partes dos seus corpos formando imagens e escondendo outras, denominando um jogo cênico de luz, som e dança.

16/09 - 19h - Teatro - Entrada Franca 


ESCAPADA
Com Cia Mário Nacimento (MG)



ESCAPADA é a fuga do homem das grandes metrópoles, das massas humanas. É o homem psicologicamente e fisicamente sufocado. É o homem sem saída a procura de um outro lugar. É fugir de si mesmo e dos seus fantasmas, da opressão tecnológica e do mundo moderno, da falta de tempo. ESCAPADA é o carona que não sabe aonde vai. É a visão e a perspectiva de personagens que se apresentam constantemente em fuga. 

19/09 - 20h - Teatro - Entrada Franca

---------------------------------------------------------------------


FALADORES
Com Cia Mário Nacimento (MG)

Aborda o tema oralidade, trazendo para a cena diversas formas de comunicação através do som, da música, da palavra, poesia, dança, ação e movimento. A necessidade do homem em se expressar e apesar das barreiras, se fazer entender. A arte como seu principal objetivo: comunicar.

20/09 - 20h - Teatro - Entrada Franca

--------------------------------------------------------------------------------

Oficina:
DANÇA CONTEMPORÂNEA - REPERTÓRIO E PROCESSO DE 
TRABALHO DA CIA MÁRIO NASCIMENTO


A oficina propõe a aplicação do código de movimento da Cia. como a preparação corporal inicial aos participantes. A partir dessa vivência, o exercício de partituras já construídas e também a incorporação de comandos direcionados ao desenvolvimento de construções físicas mais instantâneas.
Público: Estudantes de dança nível intermediário a avançado. 


18/09 - 15h às 17h - Inscrições Gratuitas pelo email:
lamartins@sescmatogrosso.com.br

--------------------------------------------------------------------------------


Oficina:
DANÇA CONTEMPORÂNEA E IMPROVISAÇÃO
Com Cia Mário Nascimento (MG)


Oficina para bailarinos que queiram aperfeiçoamento em dança contemporânea. O enfoque utilizado por Rosa Antuña é a qualidade de movimento, acabamento e precisão técnica, que serão utilizados como elementos para uma improvisação em dança com qualidade e refinamento.

18/09 - 10h às 12h - Inscrições Gratuitas pelo email:
lamartins@sescmatogrosso.com.br

--------------------------------------------------------------------------------

Oficina:
ARTE INTEGRADA
Com Cia Mário Nascimento (MG)



A proposta é a fusão das linguagens da dança, teatro e voz. Utiliza-se técnica básica em dança contemporânea, jogos teatrais de improvisação e exercícios vocais.
Público: Bailarinos, atores e cantores

18/09 - 18h às 21h - Inscrições Gratuitas pelo email:
lamartins@sescmatogrosso.com.br

--------------------------------------------------------------------------------

Curso:
FIGURINOS CENOGRÁFICOS
Com Marina Reis (SP)

Marina Reis, figurinista e representante brasileira na exposição Extreme Costumes da última Quadrienal de Praga, tem como característica do seu trabalho, o uso de materiais não convencionais para a criação e confecção dos seus trabalhos. Nesta oficina, abordará os processos criativos de figurinos não convencionais com referências teóricas contemporâneas (em artes visuais, cinema, música e moda) e técnicas de confecção no uso de materiais convencionais e alternativos (texturas, cromática, e possibilidades de significações de objetos) para a elaboração de projetos orientados em grupo.



26 a 30/09 - 14h às 17h - Inscrições Gratuitas pelo email:
lamartins@sescmatogrosso.com.br

--------------------------------------------------------------------------------



Palestra:
TEXTO, VOZ E IMAGEM
 com Jerusa Pires Ferreira (SP)


Pretendemos discutir, a partir das conquistas de Paul Zumthor e Henri Meschonnic, noções como Literatura, Poéticas, Performance. 
Estarão em causa atos de memória, da voz, da imagem, tanto os textos teóricos em seus princípios, quanto processos criadores na arte e na cultura.

19/09 - 19h30 - Teatro - Entrada Franca

--------------------------------------------------------------------------------



Curso:
UM CONTO UM FILME - UM FILME-ENSAIO: 
O DESEMPENHO NO AUDIOVISUAL
Com Cristina Fonseca (SP)

Curso sobre as relações entre literatura e cinema. Aborda o desempenho do roteiro no audiovisual, semelhanças e dessemelhanças com o drama em teatro e com a própria literatura: Será o roteiro uma forma de literatura? Esta é a pergunta lançada neste curso, para debate. A partir desta questão levantada abordará a tênue linha entre ficção e documentário no cinema e no audiovisual; o ensaio na ficção e no documental; o filme ensaio e a forma pura da ficção nos meios imagéticos do cinema e da TV. 
Ministrado  pela escritora e cinevideodocumentarista Cristina Fonseca, formada em letras pela USP, jornalismo pela Fundação Cisper Líbero e doutora em Semiótica e Comunicações pela PUC de SP.



18 a 22/09 - 18 a 21/09 - 19h às 22h e 22/09 das 14h às 18h - Laboratório da Palavra - Entrada Franca

--------------------------------------------------------------------------------


CURTAS
Projeções de filmes que tratam da temática indigena.

PIARA JÕ – DEPOIS DO OVO, A GUERRA (PE, 2008, 15')
NIGUNÉ ELU – O DIA EM QUE A LUA MENSTRUOU (PE, 2004, doc, cor, 27')
JORNADA KAMAYURÁ (RJ, 1966, doc, 11')
MATO ELES (PR, 1983, doc, 34')

OVERDOZE! 15/09 (Over 12) - 20h - Jardim - Entrada Franca



Curso
A VOZ COMO FERRAMENTA ESTILÍSTICA
Com Felipe Habib (RJ)




Este curso tem como objetivo desenvolver e aprimorar as habilidades vocais de cada participante, exercitando o uso de suas ferramentas vocais como estilísticas. Para tanto será trabalhado um conteúdo introdutório à base da técnica vocal, para em seguida desenvolver as possibilidades de abordagem dessa técnica aplicada a diferentes estilos musicais como: bossa, samba e pop rock. A oficina, que terá conteúdo teórico e pratico, conduzirá os alunos para uma apresentação pública ao final do curso.

11 a 15/09 - 9h às 13h30 - Teatro - Entrada Franca

--------------------------------------------------------------


ENCERRAMENTO CURSO DE MÚSICA GUANÁ 
OVERDOZE! 15/09 - 21h30 - Jardim - Entrada Franca

--------------------------------------------------------------


GRUPO DE PERCUSSÃO DO 
DEPARTAMENTO DE ARTES - UFMT

OVERDOZE! - 15/09 - 17h - Jardim  - Entrada Franca






REBULIÇO
Com Luth Peixoto


LUTH PEIXOTO, Cantor e compositor tocantinense, radicado em Cuiabá desde 2001, apresenta o show intitulado Rebuliço,  cuja proposta é divulgar a um número cada vez maior de pessoas suas composições autorais Nesse show Luth Peixoto mostrará uma versão acústica do seu trabalho, na formação da banda ele conta com; percussão, baixo acústico,guitarra  semi-acústica e violões.

OVERDOZE! 15/09 - 00h - Jardim - Entrada Franca


FALA MEU BOI BAIANO
Com Alisson Menezes (BA)


O show Fala Meu Boi Baiano, do artista Alisson Menezes, acompanhado da baixista e percussionista Isadora Oliveira e o percussionista Rodrigo Freire. Com um estilo difícil de codificar, os shows de Alisson são sempre marcados pela variedade de ritmos utilizados em suas canções. Impregnado de uma brasilidade que nos leva ao reconhecimento imediato de nossa identidade, o show nos propicia uma viagem musical por algumas regiões do Brasil, além de promover a interação com o público através de canções autorais e de domínio público. A utilização de instrumentos como a viola de 10 cordas, tambores, pandeiros e outros instrumentos percussivos e de cordas marcam o tom da folia. O artista que é oriundo da Bahia tem se destacado no cenário da música independente brasileira.

OVERDOZE! - 15/09 - 01h  - Jardim - Entrada Franca



MONOFOLIAR
Com Grupo Monofoliar

O grupo Monofoliar - Estela Ceregatti, Jhon Stuart e Juliane Grisólia - apresenta o show de pré-lançamento do seu primeiro CD/DVD. Intitulado “Monofoliar”, marca a consolidação artística de intensa pesquisa e criação desenvolvidas pelo grupo desde meados de 2009. Para compor o CD/DVD, algumas músicas de autoria do grupo foram cuidadosamente selecionadas. Composições puramente instrumentais, ou acompanhadas da poesia presente nas letras; músicas vivas através da rica combinação de timbres, texturas e identidades, representando e contribuindo para a sedimentação da arte mato-grossense e da world music (música universal).


21/09 - 20h  - Teatro - Entrada Franca



Oficina:
TÉCNICA DE ANIMAÇÃO E MANIPULAÇÃO 
DE BONECOS E OBJETOS
Com Abel Saavedra do Grupo Serafim Teatro (SP)


A oficina é uma experiência teórico-prática, onde serão mostrados alguns dos fundamentos e técnicas básicas sobre a arte da animação e manipulação de bonecos e objetos, tentando destacar as infinitas possibilidades do boneco, como mediador entre a realidade e o imaginário, e onde o impossível pode se tornar possível.

11 a 15/09 - 14h às 18h - Caldeirão de Imagens - Inscrições Gratuitas

---------------------------------------------------------------------

Bate Papo:
COM O GRUPO RAZÕES INVERSAS (SP)

A Companhia Razões Inversas foi criada em 1990 e suas produções são fruto da procura interminável da expressão mais elevada dos pontos de vista de seus integrantes. Suas preocupações e posicionamentos estéticos são agentes de uma saudável coerção: a que os obriga a apresentar meses de pesquisa na forma de espetáculos teatrais.


14/09 - 19h - Salão Social - Entrada Franca

---------------------------------------------------------------------



FORRÓ DE HISTÓRIAS
Com Cia Porrada (MT)


A batida do pandeiro, o rebuliço do triângulo e o chacoalhar do caxixi avisam que o Forró de Histórias vai começar. Os encantos de cada personagem, o cenário de cada história e as macaquices do enredo nos preparam para a magia do contar. Os sapos pululam, o leão e o ratinho se entrelaçam, a onça e o macaco se atracam e a cigarra e a formiga se abraçam.  É o som do forró, é o canto do coco, é a voz do contador, prontos para “forrozear”.

OVERDOZE! - 15/09 - 15h  - Teatro - Entrada Franca



ANATOMIA FROZEN
Com Grupo Razões Inversas (SP)

Apresenta três narrativas que se entrelaçam: uma psiquiatra americana, um pedófilo e assassino em série e a mãe de uma de suas vítimas, a garotinha Nina. Esses três personagens que se encontram congelados em seus estados emocionais são dissecados pela encenação em um ambiente asséptico, cirúrgico, no qual podemos observar a anatomia da violência e da psicopatia social.


OVERDOZE! - 15/09 - 20h  - Salão Social - Entrada Franca


AMBULANTE
Com Cia Arte Negus


Duas pessoas e a desafiadora rotina no desigual universo do “ganha e perde”. Um local onde apenas o mais esperto sobrevive, e para fazer isso – sobreviver – é preciso se desdobrar, ser criativo, otimista e encantar serpentes. Mas descobrir talento para isso é algo que pode levar tempo, ou ao menos ser algo assustadoramente complexo, uma complexidade tamanha a ponto de colocar vidas à venda.

OVERDOZE! - 15/09 - 22h30 - Jardim - Entrada Franca


INSTANTÂNEOS
Com Cia  dos Bondrés

O espetáculo é inspirado no Topeng - teatro/dança dos rituais de Bali - e no teatro popular brasileiro, mas avança para o futuro, respondendo às evoluções do espaço cênico de hoje. Investiga em sua encenação o princípio artesanal desses dois universos, suas cores vibrantes e seus ritmos tradicionais.

22/09 - 20h - Teatro - Entrada Franca

-------------------------------------------------------------------


Oficina:
MÁSCARAS BALINESAS - Com Cia dos Bondrés (RJ)

Oficina de investigação do jogo do ator nas tradições teatrais orientais através do Topeng e do uso de Máscaras Balinesas.

23/09 - 09h às 12h e 14h às 19h  - Caldeirão de Imagens - Gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário