3 de setembro de 2012

SESC APRESENTA FESTIVAL DE DANÇA TERCEIRA IDADE EM MOVIMENTO


O envelhecimento pode ser visto como a consequência da passagem do tempo ou como o processo cronológico pelo qual um indivíduo se torna mais velho. Esta definição tradicional tem sido desafiada pela sua simplicidade. Envelhecer é um processo natural, gradativo e contínuo, que começa no nascimento e se prolonga por todas as fases da vida.

Apesar de não haver um momento específico que defina uma pessoa como idosa, a idade de 60/65 anos tem sido tradicionalmente associada a essa fase da vida por sinalizar o momento em que, nas sociedades industrializadas, as pessoas geralmente deixam a força de trabalho. Ou deixavam, porque essa prática está a ser revista na maioria dos países. Em contraposição ao conceito de envelhecimento normal - o conjunto de doenças e limitações que afetam muitas pessoas idosas, tem-se discutido cada vez mais o conceito de envelhecimento saudável, e que se refere ao processo de envelhecimento que não vem acompanhado de incapacidades ou doenças debilitantes.

Visando fomentar o prazer, a alegria, sentimento este que rejuvenesce, mas que muitas das vezes está adormecido nos idosos propomos a realização da Escolha da Miss e Mister Terceira Idade, juntamente com o 4º Festival de Dança Terceira Idade em Movimento.





O Desfile Miss e Mister Terceira Idade, aparentemente é uma proposta simples, porém, de alta complexidade, haja vista envolver sentimentos a serem despertados com o cuidado para que sejam valorizativos. Quando se trabalha com pessoas, seja fisicamente ou psicologicamente, sempre há grandes desafios a serem vencidos, a proposta tem a pretensão de vencer o desafio da baixa auto-estima que muitas vezes ronda os idosos pelas limitações impostas pelo tempo, justificando assim o enfoque na vaidade e na disposição de fazer a vida continuar valendo a pena. A proposta não tem a pretensão de valorizar a beleza estética, pois não definimos padrões, mas sim a beleza de um contexto. Para tanto, os candidatos poderão ser o protagonista da apresentação ou declamarem, dançarem, enfim, transcenderem as aparências.



Já o Festival, além de promover a integração e o intercâmbio dos grupos que efetuarão as apresentações de dança, possibilita o reconhecimento do esforço e dedicação de cada Idoso que não se deixou vencer pela Idade se tornando referência para os mais novos que começam a reconhecer que outras escolhas as vezes são necessárias pelas limitações físicas, mas que podem ser não só agradáveis, como também sinônimo de vida.


Serviço:
TERCEIRA IDADE EM MOVIMENTO e MISS E MISTER TERCEIRA IDADE
Data: 03/09/2012
Horário: 18h
Local: Estacionamento do Sesc Arsenal
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário