18 de setembro de 2012

IMAGENS EM PAUTA apresenta A ERA DA INOCÊNCIA.



“A era da inocência” é atração no Imagens em Pauta
Cinema francês será destaque em próximo Ciclo

Um funcionário público entediado com os rumos que sua vida tomou encontra uma válvula de escape  em delírios fantasiosos  no filme “A era da inocência”  (L’âge  des ténèbres. Denys Arcand. Canadá. 2007. 104 minutos), atração desta  terça-feira, 18 de setembro, às 19:00, no Cine Sesc Arsenal. 

Classificação indicativa: 18 anos. 

































Denys Arcand


O filme integra a programação do sexto ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Instituto de Linguagens e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. O “Imagens em Pauta” promove o interesse em ver e saber mais sobre filmes de diferentes estéticas e cinematografias, além de estimular a prática social de frequentar uma sala de cinema.


No mês de setembro, o projeto concentra-se na trilogia informal realizada pelo cineasta canadense Denys Arcand (1941) cujo pano de fundo são as contradições da civilização moderna, as frustrações existenciais e a crítica às instituições governamentais.


Sobre o fime 

Em “A Era da Inocência”,  Jean-Marc Leblanc (Marc Labrèche) é um apagado funcionário público do Departamento de Direitos Civis onde frustra-se por sua impossibilidade de solucionar os inúmeros problemas de uma verdadeira multidão, que procura a repartição todos os dias. Em casa, sua vida familiar é  nula. Ele quase não fala com a mulher Sylvie (Sylvie Léonard), uma agressiva e bem-sucedida corretora de imóveis. Suas duas filhas adolescentes preferem o som de seus Ipods a qualquer conversa com o pai.





Marc Labrèche
“A crise de Jean-Marc, porém, não é apenas decorrente da meia-idade ou de aspirações frustradas: é uma crise civilizatória. Ou, mais propriamente, advém de existir numa civilização que está devorando a si própria por meio das obsessões materiais e aquisitivas, da incomunicabilidade, do vocabulário politicamente correto com que se obscurecem as divergências reais, do correr para não chegar a lugar nenhum, da dissolução da própria idéia do que constitui uma família.” (Isabela Boscov).  Esgotado, Jean-Marc resigna-se a  fantasiar: nos sonhos que projeta, torna-se um cavaleiro valente, uma estrela  dos palcos, um artista que vive com mulheres a seus pés e em sua cama.


Rufus Wainwright
O filme foi exibido fora de competição no Festival de Cannes em 2007. No elenco do filme, há uma inusitada participação do cantor norte-americano Rufus Wainwright.

Próximo Ciclo

Na próxima semana (25 de setembro) será exibido o filme “O garoto da bicicleta” (Le gamin au velo. Jean-Pierre Dardenne & Luc Dardenne. 2011. 87 minutos), apontado por críticos como um dos melhores filmes de 2011. O filme abre o Ciclo Cinema Francês Atual, que exibirá, até o final de novembro, títulos da recente cinematografia francesa que conquistaram plateias ao redor do mundo e que, em sua maioria, permanecem inéditos no circuito de exibição de Cuiabá.



Serviço:
O quê: A era da inocência
Direção: Denys Arcand
Quando: Terça-feira 18/09, às 19:00
Onde: CineSesc Arsenal
Classificação indicativa: 18 anos
Entrada Gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário