17 de julho de 2012

SESC MT apresenta a BANDA MARCIAL DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS


O SESC Mato Grosso tem a honra de apresentar a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, que fará  uma única apresentação no SESC Arsenal, nesta quarta-feira (18/07/2012), às 18h, no SESC Arsenal, com Entrada Franca. 

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais mantém, com inegável orgulho, a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais, cerca de 120 militares realizam, com grande precisão, simétricas e criativas evoluções. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais tem seu aquartelamento estabelecido na histórica Fortaleza de São José, construída em 1736, na Ilha das Cobras, recanto privilegiado da Baía da Guanabara.

Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distingue-se pela presença de gaitas de fole escocesas entre seus instrumentos musicais, presente da Rainha da Inglaterra para o USS Saint Louis, navio pertencente à Marinha Americana. Em 1951, quando esse navio foi incorporado à Marinha Brasileira, com o nome de Cruzador "Tamandaré", sua tripulação presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas escocesas, em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais, que ofertara ao navio a bandeira brasileira.


Essa tradicional banda vem divulgando, através dos anos, a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais. Por sua técnica e pelas evoluções de seus componentes, entusiasma as platéias por onde se apresenta, sendo cada vez mais solicitada para exibições em todo o território brasileiro. Com isso, vem despertando o interesse pela formação de inúmeras fanfarras escolares para as quais serve de modelo, ajudando a manter uma tradição de nossas cidades, principalmente do interior. Em sua composição encontram-se: mor, auxiliar do mor, schellenbaum, baliza, bombos, taróis, surdos, quintonton, pratos, liras, gaitas, flautins, cornetas lisas, cornetas com pisto, contrabaixos lisos, contrabaixos com pisto, trompetes e trombonitos.

Em suas inúmeras performances, destacam-se as apresentações realizadas nas comemorações cabralinas em Portugal, na abertura do desfile de 14 de julho em Paris, no "Ano do Brasil na França" e no 39º Festival Intercéltico de Lorient, na França. No Brasil, podemos ressaltar a participação em eventos no Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas, nos festejos dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil, na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, na abertura do encontro internacional “Grandes Veleiros Rio 2010 – Velas Sudamérica”, na comemoração de 25 anos do Programa “Criança Esperança” e, principalmente, em turnês por todas as regiões do país, onde é sempre ovacionada por milhares de pessoas.

SERVIÇO:
Apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais
Data: 18/07/2012
Horário: 18h
Local: SESC Arsenal - Estacionamento
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário