8 de maio de 2012

IMAGENS EM PAUTA apresenta TERRA DEU, TERRA COME


Imagens em Pauta exibe “Terra deu, terra come" 
Documentário, memória e ficção se misturam para tecer uma história fantástica que retrata um canto metafísico do sertão mineiro em “Terra deu, terra come” (Brasil, 2010, 88 minutos), de Rodrigo Siqueira, atração desta terça-feira, 8 de maio, às 19:00, no Sesc Arsenal. Entrada gratuita. Classificação indicativa: 12 anos.

Pedro de Alexina é um dos últimos conhecedores dos vissungos, as cantigas em dialeto banguela cantadas durante os rituais fúnebres do sertão mineiro, muito comuns nos séculos XVIII e XIX. Garimpeiro de muita sorte, ele já encontrou diamantes de tesouros enterrados pelos antigos escravos, na região de Diamantina. Mas o primeiro diamante que encontrou há 70 anos foi enterrado pelo tio em local desconhecido. Depois disso, Pedro sempre viveu em uma sinuca: só reencontraria tal diamante se invocasse a alma de seu tio João dos Santos. Durante um funeral, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos.





O filme coleciona prêmios como: melhor documentário no 15º É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários; melhor documentário brasileiro da Mostra Panorâmica do 38º Festival de Gramado; melhor filme no Amazônia Doc 2010;  melhor filme e melhor direção na edição 2010 do Forum Doc BH, melhor documentário no Festival Sesc Melhores Filmes de 2010, entre outros. 





Serviço



O quê: “Terra deu, terra come”
Direção: Rodrigo Siqueira
Quando: Terça-feira (08/05), às 19:00
Onde: CineSesc - SESC Arsenal
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada Gratuita



Link para os artigos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário