9 de abril de 2012

IMAGENS EM PAUTA apresenta TERCEIRO MILÊNIO


Polêmico e atual, “Terceiro Milênio” é atração no SESC Arsenal
Filme integra ciclo “Documentários e limiares” do “Imagens em Pauta”

A corrupção na política indigenista e a presença de fábricas poluidoras às margens do Rio Solimões são assuntos até hoje em evidência e que pautam o filme “Terceiro Milênio” (Brasil. 1981. 90 minutos), de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer, atração desta terça-feira, 10 de abril, às 19h, no SESCArsenal. Entrada gratuita. Classificação indicativa: 14 anos.

O filme continua o sexto ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo SESC Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Instituto de Linguagens e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. O “Imagens em Pauta” promove o interesse em ver e saber mais sobre filmes de diferentes estéticas e cinematografias, além de estimular a prática social de frequentar uma sala de cinema.

Neste primeiro ciclo de 2012, intitulado “Documentários e limiares”, o objetivo é observar diferentes procedimentos estético-narrativos que possibilitaram a alguns filmes brasileiros – indexados como documentários - lidar de modo inovador com temáticas específicas: da denúncia dos equívocos e do logro do projeto desenvolvimentista da Transamazônica no road-movie "Iracema", à observação dos conflitos sociais que persistem até hoje no estado do Amazonas em "Terceiro Milênio", passando pelo tom memorialístico dos vestígios da vida e obra de Mário Peixoto em "Onde a Terra Acaba", até chegar ao mergulho no universo pessoal da cineasta Sandra Kogut em "Um Passaporte Húngaro".

Uma das novidades deste ano no “Imagens em Pauta” é a utilização de textos de apoio, que visam inspirar ainda mais a relação entre os participantes do projeto com os filmes exibidos. Para a sessão de “Terceiro Milênio”, o texto selecionado será “O homem com a câmera” (ps 226-242), de Carlos Alberto Mattos. O texto está disponível no twitter (@ImagensEmPauta).

Em virtude da reforma do Cine Sesc Arsenal, as exibições do Ciclo Documentários e Limiares acontecem em um sala alternativa da Varanda Arsenal, com lotação reduzida. Como já é de costume, junto ao “Imagens em Pauta” acontece o “Terças com Café”, realizado pelo Sesc Mato Grosso, que oferece aos presentes na sessão, após bate-papo sobre o filme, um delicioso cappuccino.

Sobre o filme

Uma "viagem pelos confins do tempo presente", prenuncia o cartão do prólogo, em “Terceiro Milênio”. A câmera solta do diretor Jorge Bodanzky percorre espaços diversos como quem visita a casa de um parente próximo que habita num lugar distante. "Assim são as coisas na Amazônia", avisa o pitoresco e eloqüente senador Evandro Carreira no seu papel de guia deste documentário que retrata dualidades diversas: o país e a fronteira, o índio e o branco, o discurso político e a vida transbordando tais discursos.
O filme narra a viagem de Carreiras pelo Amazonas a fim de percorrer suas bases eleitorais. No trajeto, revela-se a potencialidade econômica do estado e seus desvios: a corrupção na política indigenista e a presença de fábricas poluidoras, o cristianismo, o misticismo, a política e a magia. Se em “Iracema” os personagens deslocavam-se pela estrada, em “Terceiro Milênio” os espaços são percorridos em um barco, em uma espécie de “river-movie” que apresenta ao espectador personagens pouco conhecidos através do cinema da época.
Serviço
O quê: “Terceiro Milênio”
Direção: Jorge Bodanzky/Wolf Gauer
Quando: Terça-feira (10/04), às 19h.
Onde: CineSESC - SESC Arsenal
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada Gratuita
  
Para quem quizer ler o texto para a discussão, texto essa está disponivel no 4shared pelo link:





Nenhum comentário:

Postar um comentário