11 de janeiro de 2012

POESIA, VERSOS E CORDAS 2012 - INSCRIÇÕES ABERTAS (Matéria Veículada no Diário de Cuiabá)



 Fonte:  JORNAL DIÁRIO DE CUIABÁ

Palco da diversidade literária, o projeto está com inscrições abertas de 10 a 27 de janeiro e são gratuitas. Vale a pena conferir!


 A poetisa Luciene Carvalho, os atores Mayra Jeannyse, Yandra Firmo, Anna Amélia Marimon, André D"Lucca, Joilson Francon, Aclyse de Mattos, as companhias Pessoal de Teatro, Thereza João são alguns dos artistas que já participaram do projeto Poesia, Versos e Cordas, que anualmente apresenta um diversificado repertório de leituras.

No projeto a leitura se manifesta através da diversidade de autores, textos e leituras apresentadas, que exploram as potencialidades de significados que cada texto carrega, além de instaurar uma nova relação de significados para o leitor ouvinte. Nesta ação, o palco se transforma em um espaço de mediação e circulação literária envolvendo atores, professores e público.

Atores, grupos e toda a classe artística podem se inscrever para o projeto Poesia, verso e cordas 2012 do Sesc Arsenal. As inscrições começam hoje e são gratuitas. Os interessados têm até o dia 27 de janeiro para realizar sua inscrição, das 13h30 às 21h na secretaria do Sesc, localizada na rua Treze de Junho, s/nº, bairro Centro Sul. Também pode ser enviada para o e-mail sescarsenal@sescmatogrosso.com.br

Cada candidato poderá apresentar até duas propostas, porém devem ser enviadas separadamente. É importante lembrar que os autores trabalhados em 2011 não poderão ser apresentados em 2012, tendo como única exceção a utilização em coletânea de textos. As propostas podem ser para prosa, verso ou apresentações com os dois gêneros. É importante ressaltar que as leituras propostas deverão ser inéditas.

As manifestações culturais são considerada pelo Sesc Mato Grosso como contexto dos mais expressivos para a elevação dos indivíduos aos problemas superiores da condição humana. Nesse sentido o Projeto Poesia, Verso e Cordas realizado pelo Sesc, através da modalidade literatura, tem se voltado para o desafio de formação de platéias e leitores. Sendo assim, esta é ação que fomenta o livro e a leitura, privilegiando atividades que promovam o debate de idéias e a articulação efetiva entre quem produz e quem consome.

Apresentando uma vasta produção literária, há espetáculos que atinge públicos de todas as faixas etárias e de todos os gostos. Este projeto estimula uma nova percepção de leitura e novos suportes para o texto literário. Demonstrando, através dos bate-papos que acontecem após os espetáculos, que a leitura é uma ação cultural e um ato de posicionamento político diante do Mundo. E que todos, sem exceção, têm direito a isso.

O processo de seleção das propostas começa com a participação dos espetáculos inscritos em uma oficina, na qual são apresentados todos os objetivos do Sesc relacionados à literatura e cultura, os suportes bibliográficos e materiais necessários para a execução da proposta, e principalmente, instrumentaliza esses grupos para o trabalho com o texto literário dentro das bases que norteiam o projeto. As propostas serão analisadas e selecionadas por uma comissão formada pelo corpo técnico do Sesc Arsenal.

Sobre o projeto

Em 2011, o projeto Poesia, Versos e Cordas completou 10 anos. Neste trabalho, prosa e verso caminham juntos enlaçando idéias, anseios, poetas e amantes da leitura, formando novas tramas, novos sabores e principalmente, novos leitores.

Atualmente o projeto Poesia, Versos e Cordas é visto pela sociedade, instituições de ensino e comunidade acadêmica, como um grande articulador entre o sujeito leitor e o texto literário. Imprimindo e fortalecendo a identidade institucional do Sesc-MT como promotor e produtor cultural, que vai além da recepção e do apoio a produtos culturais já elaborados.

O projeto é simples em sua essência, mas a dimensão de sua realização deve ser considerada bastante complexa e sua eficácia de muitas formas podem ser comprovada. Vale notar que de aporto central literário ele se expande para dialogar com a música. As conexões e diálogos continuam quando se tem não apenas músicos e poetas em cena, mas atores, companhias de teatro, amantes de literatura com experiência suficiente para fazer conhecer e gostar ainda mais do autor trabalhado.

Confira o edital no site do Sesc http://www.sescmatogrosso.com.br

SERVIÇO:

O QUE: Inscrições abertas para o projeto Poesia, Versos e Cordas
LOCAL: Sesc Arsenal, localizado na rua Treze de Junho, s/nº, bairro Centro Sul. Também pode ser enviada para o e-mail sescarsenal@sescmatogrosso.com.br
DATA: 10 a 27 de janeiro de 2012
HORÁRIO: 13h30 às 21h
MAIS INFORMAÇÕES: no site http://www.sescmatogrosso.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário