4 de agosto de 2011

PROJETO RETICÊNCIAS apresenta a palestra: LITERATURA E CIDADE com NICOLAS BEHR (DF)



Palestra: LITERATURA E CIDADE. Com Nicolas Behr


A representação de Brasília no inconsciente coletivo  e o papel da literatura em reforçar ou repelir  a imagem que o brasileiro faz desta cidade-capital tão estigmatizada. O poeta vai ler textos, seus e de outros autores, que desnuda a tensão entre a racionalidade geométrica desta cidade traçada no ar e o e emaranhado de existências humanas que a habita. Será exibido o filme "Braxília", de 17 minutos, sobre a relação do poeta-personagem com a cidade real, Brasília, e a inventada, Braxília. 

Nicolas Behr nasceu em Cuiabá e Mora em Brasília desde l974. Em 1977, lançou seu primeiro livro “Iogurte com Farinha”. Após ter escrito “Grande Circular”, “Caroço de Goiaba” e “Chá com Porrada” foi preso e processado pelo DOPS por “ porte de material pornográfico”, sendo julgado e absolvido no ano seguinte. Até 1980, publicou 10 livros mimeografados. A partir desse ano, passou a trabalhar como redator em agências de publicidade. Em l982, ajudou a fundar o MOVE – Movimento Ecológico de Brasília, a primeira ONG ambientalista da Capital Federal. Em l986, abandonou a publicidade para trabalhar na FUNATURA – Fundação Pró-Natureza – onde ficou até 1990, dedicando-se, desde então, profissionalmente, ao seu antigo hobby: produção de mudas de espécies nativas do cerrado. Co-autor do livro Palmeiras no Brasil. A partir de 1993 voltou a publicar seus livros de poesia, com “Porque Construi Braxília”. É sócio-proprietário da Pau-Brasília Viveiro Eco.loja. Seu perfil biográfico foi traçado no livro “ Nicolas Behr – Eu Engoli Brasília”, volume I da Coleção Brasilienses, escrito por Carlos Marcelo e lançado em 2004.   

10/08 - 19h30 - CineSESC - Inscrições Gratuitas

Distribuição de senhas com uma hora de antecedência.

Interessados pela certificação de 3 horas deverão se inscrever na Central de Atendimentos, conforme regulamentação do SESC.










Quer saber a programação completa de agosto acesse:
http://sesc-mt.blogspot.com/p/programacao-julho-2011.html

....

Um comentário:

  1. PARODIANDO NICOLAS BEHR


    não sou nicolas behr
    mas tenho fé
    no santo serrado


    sérvio lima

    ResponderExcluir