18 de julho de 2011

VAI COMEÇAR O BRINCAROLAR DE JULHO! E nessa edição: A MAGIA DO CIRCO


O Brincarolar é um projeto recreativo/cultural direcionado ao público infanto-juvenil e realizado no período de férias escolares, com a finalidade de propiciar aos participantes o convívio direto com o fazer artístico-cultural.

Durante  cinco dias participam das atividades de música, teatro, dança, literatura, cinema, nutrição, artes plásticas e recreação. A programação está voltada para o público com faixa etária entre 05 e 12 anos, constituindo-se em apresentações de espetáculos e oficinas, envolvendo as linguagens que serão trabalhadas durante o projeto.

A 19ª edição que será realizada no período de 19 a 23 de julho, das 13h às 18h. Nesta edição com o tema “respeitável público” . Reverenciando as lembranças e a valorização do circo como importante ferramenta para a educação dos sentidos.

Período de Inscrição: 01/07/2011 a 20/07/2011, 
Segunda a Sexta-feira - das 8h às 19h - Central de Atendimento
Mais informações: (65) 3611-0550.

ESPETÁCULOS

DIA: 19/07/2011  - ESPETÁCULO DOR DE BARRIGA – CIA VOSTRAZ

DIA: 20/07/2011– ESPETÁCULO: VEM PARA O CIRCO CANTAR E DANÇAR –  MARILIA CORTEZ

DIA: 21/07/2011  - ESPETÁCULO CAUSO E ACASO – CIA VOLTA SECA DE TEATRO E CIRCO

DIA: 22/07/2011  - ESPETÁCULO MULTI ELEMENTOS – CIA DE DANÇA MUV

DIA: 23/07/2011 - ESPETÁCULO DE ENCERRAMENTO NO TRIÊRO DOS MENINOS – GRUPO TRIÊRO

ESTAÇÕES E OFICINAS

O BRINCAROLAR OFERECERÁ 10 ESTAÇÕES (OFICINAS) DAS QUAIS OS INSCRITOS PARTICIPARÃO EM    SISTEMA DE RODÍZIO SENDO:

OFICINA –  SEGREDOS DE PALHAÇO (MAQUIAGEM)
A OFICINA PROPORCIONARÁ AOS PARTICIPANTES O ACESSO A UM MUNDO LÚDICO DE MANEIRA CONSCIENTE, TRABALHANDO COM O UNIVERSO DO ESPETÁCULO ‘A DOR DE BARRIGA’, A PERSONAGEM COM ESTRUTURA DE BONECO DE OLINDA  SERÁ APRESENTADA AS CRIANÇAS DE MANEIRA QUE POSSAM ENTENDER A MECÂNICA DO INSTRUMENTO DE TRABALHO E ENTENDER COMO O ATOR DESENVOLVE A SUA TÉCNICA. PARA OTIMIZAR A OFICINA SERÁ CONFECCIONADO UM NARIZ, TENDO COMO BASE DUAS TAMPINHA VERMELHA DE GARRAFA PET

OFICINA – PERNA DE PAU
NESTA OFICINA, ALÉM DE DESENVOLVER O EQUILIBRIO E ESTIMULAR POSITIVAMENTE A CINESTESIA (PROPRIOCEPÇÃO) DO PRATICANTE, A PRÁTICA DA PERNA DE PAU PODERÁ SER UMA IMPORTANTE FERRAMENTEA PARA ALCANÇAR OUTROS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS, COMO O DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS QUALIDADES FÍSICAS (FORÇA, RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE), HABILIDADES MOTORAS (COORDENAÇÃO , RITMO), AFETIVAS (AUTOESTIMA, CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO, CONFIANÇA), SOCIAIS (TRABALHO EM GRUPO,  COLABORAÇÃO,RESPEITO) E CONCEITUAIS (SEGURANÇA, PROGRESSÃO TÉCNICA  E ESTÉTICA E DE MONTAGENS COREOGRÁFICAS).

OFICINA:  BONECO VENTRILOCO
O VENTRÍLOQUO USA DO ARTIFÍCIO DE FALAR, AO MESMO TEMPO QUE MANIPULA UM  BONECO , POR EXEMPLO, O ARTISTA DISSIMULA O TIMBRE NATURAL DA PRÓPRIA VOZ E ENTABULA UM VERDADEIRO DIÁLOGO COM A PEÇA INANIMADA, O QUE CONTRIBUI PARA REFORÇAR A ILUSÃO.  O OBJETIVO DESTA OFICINA SERÁ DE APRESENTAR, CONFECCIONAR E MANIPULAR ESTE PERSONAGEM EXPRESSIVO DO MUNDO ANIMADO DO CIRCO.

OFICINA: ACROBACIAS
DE MANEIRA LÚDICA COM MÚSICAS CIRCENSES E NUM CLIMA DE DESCONTRAÇÃO, OS EXERCÍCIOS SERÃO ENSINADOS. NA OFICINA SERÃO REPASSADAS TÉCNICAS DE SALTOS, MOVIMENTOS ACROBATICOS SOLOS E EM DUPLAS, EXERCICIOS DE EQUILIBRIO, NOÇÕES DE PARADAS DE MÃO, DESENVOLVIMENTO DE FLEXIBILIDADE E

OFICINA:  MINHA VIDA É UM PICADEIRO
PROPOR PARA CADA CRIANÇA PARTICIPANTE A CRIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA, COM OU SEM TEXTO, NA QUAL ELA POSSA ESPELHAR ACONTECIMENTOS DO COTIDIANO   DE UMA MANEIRA DIVERTIDA. O OBJETIVO É FAZER COM QUE A CRIANÇA BUSQUE UMA MANEIRA DE VER A “VIDA” POR OUTRO ÂNGULO, MAIS LÚDICO E MENOS SISSUDO.

OFICINA: LUZ, CAMERA RESPEITÁVEL PÚBLICO
ATRAVÉS DO CINEMA A OFICINA VISA APROXIMAR AS CRIANÇAS DO MUNDO MÁGICO DO CIRCO E COM ESSE TEMA FAZER BRINCADEIRAS COM A CAIXA CONTO ONDE OS PARTICIPANTES SERÃO AUTORES DA SUA PRÓPRIA HISTORIA. O FOCO PRINCIPAL SERÃO AS BRINCADEIRAS PARA QUE POSSAM INTERNALIZAR O APRENDIZADO BRINCANDO.

OFICINA: RÓI RÓI
A OFICINA DE RÓI RÓI PROPORCIONARÁ A VIVÊNCIA NECESSÁRIA PARA A VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DO CIRCO NO INCONSCIENTE COLETIVO. A OFICINA VISA TAMBÉM DESENVOLVER RELAÇÕES INTERPESSOAIS, AS HABILIDADES ARTESANAIS, A CRIATIVIDADE E A UNICIDADE ARTISTICA.

OFICINA:  ENGOLIDORES DE FRUTAS
A OFICINA DE CULINARIA TEM COMO FINALIDADE ESTIMULAR A CRIANÇA A OLHAR O ALIMENTO NÃO SÓ A FIM DE NUTRIR-SE, MAS TAMBÉM COMO FORMA DE EXPRESSÃO E ARTE . ALÉM DE SER UMA BOA MANEIRA DE FIXAR E APRENDER AS RECEITAS, AS ATIVIDADES PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA AO MANIPULAR INGREDIENTES E UTENSÍLIOS, E AS PERCEPÇÕES GUSTATIVA, OLFATIVA, VISUAL E TATIL.

OFICINA: TUBOS SONOROS
NESTA PROPOSTA SERÁ PRIORIZADA O FAZER MUSICAL ONDE A PESQUISA E A EXPERIMENTAÇÃO POSSAM ESTIMULAR A CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS PARA CONHECEREM A SI PROPRIAS E O MUNDO EM QUE VIVEM ATRAVÉS DE MULTIPLAS SONORIDADES DESCOBRINDO NOVAS FORMAS DE ENXERGAR OS OBJETOS E OS SERES A SUA VOLTA.

OFICINA: MÚSICAS NO CIRCO
A MÚSICA É IMPORTANTE DO PONTO DE VISTA DA MATURAÇÃO INDIVIDUAL. ISTO É, DO APRENDIZADO DAS REGRAS SOCIAIS POR PARTE DA CRIANÇA. QUANDO UMA CRIANÇA BRINCA DE RODA, POR EXEMPLO, ELA TEM A OPORTUNIDDADE DE VIVENCIAR, DE FORMA LÚDICA, SITUAÇÕES DE PERDA, DE ESCOLHA, DE DECEPÇÃO,  DE DÚVIDA, DE AFIRMAÇÃO,  E NESTA OFICINA ESTAREMOS VIVÊNCIANDO ESSA EXPERIMENTAÇÃO COM TODAS AS CRIANÇAS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário