26 de maio de 2011

SESC Balneário apresenta SEMANA SESC DO MEIO AMBIENTE



SESC Balneário promove Projeto da Semana do Meio Ambiente


Entre os dias 30 de maio a 5 de junho de 2011, o SESC Balneário promoverá o Projeto da Semana do Meio Ambiente, uma semana voltada para as questões relativas à educação e preservação ambiental através de palestras, oficinas, mesas redondas, exibição de vídeos, instalações artísticas, túnel das sensações, gincanas educativas, borboletário e árvore da vida.


O evento tem o objetivo de promover atividades que contribuam para a compreensão da diversidade e complexidade das questões ambientais em todo o município em parceria com diversas instituições, implementando e articulando ações de educação ambiental. Ainda estabelece despertar consciência critica na população cuiabana sobre as graves questões ambientais do país, a partir de um trabalho dirigido à comunidade escolar brasileira.

Objetivo específico é promover educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de professores e alunos multiplicadores da informação para a comunidade; desenvolver uma visão globalizante multi e interdisciplinar; estimular práticas que levem a integração entre as séries, disciplinas, escola, meio e a comunidade; composição dos temas que abrem possibilidades para uma visão mais ampla e crítica da questão ambiental; e homogeneização das informações ambientais às pessoas, alunos, aos professores, independente da série, disciplina ou grau em que atuem.

O destaque do evento está na montagem de stand´s temáticos com os biomas Amazônia, Pantanal, Cerrado e Caatinga (bioma endêmico do Brasil) onde através de fotos e banner´s serão apresentados as principais características desses biomas (relevo, fauna, flora, atrativos turísticos, curiosidades) e de outro lado os principais problemas (devastação, degradação, riscos ambientais e pressão econômica) levando o publico a refletir sobre o tema. 

Haverá também uma ilha na qual vai estar a "Árvore da Vida", de um lado a natureza com toda sua exuberância vida e encantamento e de outro a ilha degradada morta exemplificando o desenvolvimento desordenado, os agrotóxicos e as agressões causadas por essas ações.

O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

 O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.
      
Atualmente, a causa ambiental está sendo o centro de muitas discussões entre órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não governamentais e comunidades locais. Tomar atitudes individuais em prol da preservação do meio ambiente é um grande passo nessa luta que se estende por todo o mundo, ajudando a desenvolver a economia e a qualidade de vida das pessoas.
      
A responsabilidade social tem impulsionado a cada ano a participação das Instituições, principalmente as educacionais que buscam difundir o conhecimento a cerca do Meio Ambiente em busca do tão sonhado desenvolvimento sustentável.


VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI:





Nenhum comentário:

Postar um comentário