3 de maio de 2011

IMAGENS EM PAUTA apresenta ROMA de Federico Fellinni




Nostalgia e crítica se misturam em “Roma de Fellini” (Roma, 1972, Itália/França, 128 minutos) onde o cineasta percorre passado e presente da cidade italiana, em um misto de documentário com a reconstrução de eventos peculiares. O filme é atração desta terça-feira, 03 de maio, às 19 horas, no CineSesc Arsenal. Entrada gratuita. Classificação indicativa: 16 anos.

O filme integra o Ciclo Fellini do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Instituto de Linguagens e Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. O projeto promove o hábito de assistir a e saber mais sobre filmes de diferentes estéticas e cinematografias, além de estimular a prática social de frequentar uma sala de cinema.

Entre os meses de março a maio, o projeto se concentra na obra do italiano Federico Fellini (1920-1993), que dirigiu mais de duas dezenas de filmes. O ciclo já exibiu algumas obras iniciais do cineasta, marcadas pela influência do movimento neo-realista (“A Estrada da Vida”, “Noites de Cabíria”), e agora passa pelos filmes que apresentam uma estética simbolista, marcada pelo onírico e fantástico (“Oito e meio”, “Amarcord”, “Casanova”). 

Junto ao “Imagens em Pauta” acontece o projeto “Terças com Café”, realizado pelo Sesc Mato Grosso, que oferece aos presentes na sessão, após bate-papo sobre o filme, um delicioso cappuccino, na área interna da Choperia Arsenal.

 Sobre “Roma”

Nesse espetacular filme, Fellini lança de maneira alegórica, autobiográfica e impressionista, um olhar sobre Roma, a cidade eterna, e a emocional relação que desenvolveu com ela, suas pessoas e monumentos, desde criança, até quando finalmente mudou-se para lá, no auge do fascismo. 


Serviço

O quê: “Roma de Fellini” (Roma, 1972)
Direção: Federico Fellini
Quando: Terça-feira (03/05), às 19h
Onde: CineSesc - SESC Arsenal
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada Gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário