6 de abril de 2011

Continua nesta quinta o OBSERVATÓRIO MÚSICA DO MATO - Temas e discussões em Música


O Observatório Música do Mato é um ação prevista para acontecer  que visa discutir, rever, formular, entender e apontar caminhos para a música produzida na contemporaneidade. A ação objetiva criar um espaço de debate e intercâmbio entre os diversos sujeitos que atuam no cenário musical mato-grossense, através do debate de temas pertinentes ao universo da cadeia criativa e produtiva da música. 

SESC Arsenal - Quinta-feiras - 19h - CDM - Gratuito - Com certificação para os inscritos na Central de Atendimento.

O Músico: aspectos externos à carreira musical

Com as reflexões e discussões iniciais começamos a mapear processos outros que não dependem exclusivamente do cenário musical local, mas encontramos suas raízes em tempos e territórios diversos. Entretanto é preciso refletir mais e melhor sobre o fazer e o saber implícitos e explícitos em nossa arte, portanto lançamos os sub-temas...

07 de abril - “Profissionalismo e protagonismo musical”

A cena musical em qualquer cultura e contexto, mas acentuando-se a partir do advento da indústria cultural com a aceleração e maior penetração dos processos de globalização, requer do músico na atualidade ações e articulações para além da criação artística (estética) ou mesmo engajamento numa discussão coletiva musical (poética / política). Requer o conhecimento e re-conhecimento de áreas não bem exploradas e, mais do que isso, assumir as rédeas da música que sabe e faz.
Provocador: Carolina Barros

14 de abril - “Produção musical”
Alguns detalhes que escapam no momento da execução podem e devem ser discutidos criticamente como parte integrante e integradora do protagonismo musical. Sem a consciência e alto grau de maturidade em relação aquilo que se espera da música como fruto de inspiração, mas também como resultado de muita transpiração, o resultado pode ser frustrante e não corresponder exatamente à idéia ou imagem sonora do(s) envolvido(s).
Provocador: Tchucka Junior

28 de abril - “Músico: produtor e produto”
Se as cenas e cenários locais, afetados de maneira tão forte e determinante por processos de globalização, de que maneira se comporta o músico? Posta esta questão e dando continuidade aos sub-temas, pensamos ser importante refletir sobre o papel do músico e sua posição no cenário, na medida em que as influências transformam seu fazer. No entanto, é possível também que este ator social acione e opere, mediado por sua arte, transformações na realidade? De que forma?
Provocadores: Herman Hudson e Carolina Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário