30 de março de 2011

Voo de Psique de Luciene Carvalho abre o Poesia, Versos e Cordas - 10 anos



A Educação Como Base


O SESC Mato Grosso tem por objetivo a geração de novas sensibilidades e a formação de sentidos para o aperfeiçoamento, enriquecimento e difusão da produção cultural em todas as modalidades da arte: cinema, teatro, dança, música, artes visuais e literatura. 

Especificamente em literatura o SESC disponibiliza para toda a sociedade ações que favorecem o diálogo entre o leitor e o texto literário, alimentando um processo contínuo de tensão transformadora, no qual a literatura e a leitura são vistas como algo primordial para a existência humana e para a formação de um cidadão criticamente atuante. Dentre essas ações o SESC realiza, há 10 anos, o projeto Poesia, Versos e Cordas que anualmente apresenta um diversificado repertório de leituras que exploram as potencialidades de significados que cada texto carrega, além de instaurar uma nova relação de significados para o leitor ouvinte. 
No projeto Poesia, Versos e Cordas a literatura se manifesta através da diversidade de autores, textos e leituras apresentadas. Nele o palco se configura como um espaço de mediação e circulação literária, formando uma rede social que envolve público (espontâneo e escolar), atores (que fazem as leituras e atuam como agentes mediadores), professores (mediadores nas instituições de ensino). Todos parceiros multiplicadores do projeto.

Ao sistematizar essa ação o SESC-MT valoriza e fortalece a política de atuação para a área que tem como principal objetivo colaborar para formação e ampliação de leitores, pois acredita que é através da leitura que o cidadão adquire a condição imprescindível para partilhar do acervo cultural, político e social acumulado pela nação. Cumprindo com o compromisso de ter a educação como base, função social da Entidade.

-------------------


VOO DE PSIQUE
com Luciene Carvalho e Jeniffer Reis

Com linguagem cênica construída a partir de contos e poemas contidos na trilogia Sumo da Lascívia, Aquelarre ou Livro de Madalena e Conta Gotas, todos livros da escritora leitora Luciene Carvalho. Voo de Psique é um mergulho profundo no desterritório da alma feminina. Luz, som, lírica e sensibilidade...


Serviço:
Data: 30 de março de 2011
Horário: 15h e 20h 
Local: Teatro 
Entrada Franca


‘‘Este projeto do SESC Mato Grosso - Poesia, Versos e Cordas – parece furrundu, inventado nestas terras – talo de mamão ralado misturado com rapadura. Letras poéticas nossas ou de qualquer lugar ganham moldura musical de um tocador e o palco do teatro do Arsenal vira tacho onde a prata da casa vem refinando seu talento. Gente com gosto pelas letras, escolares, curiosos e desavisados experimentam e lambem o beiço. Faço desde 2002 e revirou minha carreira no avesso.

Amo!!!’’

Luciene Carvalho
Poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário