3 de março de 2011

SESC Arsenal dá inicio hoje ao projeto OBSERVATÓRIO MÚSICA DO MATO




O Observatório Música do Mato é um ação prevista para acontecer  que visa discutir, rever, formular, entender e apontar caminhos para a música produzida na contemporaneidade.  A ação objetiva criar um espaço de debate e intercâmbio entre os diversos sujeitos que atuam no cenário musical mato-grossense, através do debate de temas pertinentes ao universo da cadeia criativa e produtiva da música. 
Panorama musical: Música na contemporaneidade

Quinta-feiras - 19h - CDM - Gratuito - Com certificação para os inscritos na Central de Atendimento. 

Veja os temas e os provocadores a cada Quinta-feira

Conheça o Blog do Projeto:

03/03 - MÚSICA: COMPLEXIDADE ARTÍSTICA NA ATUALIDADE
Provocadora: Dra. Maria Thereza Azevedo

Os processos de elaboração e confecção da música nas sociedades humanas nunca foram uniforme, mas respeitou os passos do amplo processo de construção da cultura e domínio de tecnologias. A divisão em gêneros musicais, o caráter profundamente coletivo, poéticas e métricas determinadas, circularidade e rito são características cada vez mais restritas a comunidades e povos tradicionais. No mundo globalizado a hibridização é uma das marcas dos limites e fronteiras cada vez mais rarefeitos no seio da arte, entre outros segmentos.

10/03 - MÚSICA: GLOBAL x LOCAL
Provocadores: Dra. Terezinha Prada e Habel Dy Anjos

A música não é um acontecimento isolado, mesmo quando emerge no aparentemente solitário ato criador, visto que este resulta de uma infinidade de relações entre o artista, o mundo e a obra. Nesse sentido o universo musical está cada vez mais ampliado no tocante à obra na medida em que o diálogo entre artista e mundo se amplia na contemporaneidade em que as fronteiras são diluídas pelo crescente e cada vez mais rápido processo de globalização.

24/03 - SUSTENTABILIDADE MUSICAL
Provocadora: Carolina Barros

Num mundo em que as relações são cada vez mais mediadas por valores monetários e conseqüente precificação, de que maneira o músico e sua obra se movimentam, considerando que estão inseridos numa sociedade de consumo que tende a forjar uma arte como reprodução e produto? Cabe refletir sobre as tensões, caminhos e descaminhos principalmente para artistas e obras que, por diferentes motivos não fazem parte da engrenagem da indústria cultural e/ou que não aparecem na grande mídia.

31/03 - SÍNTESE DAS DISCUSSÕES
Provocadores: Todos os participantes anteriores

A necessidade de um balanço e da organização das discussões ao final desta primeira rodada se impõe, principalmente por conta da metodologia adotada, na medida em que se busca horizontalizar a participação oferecendo a palavra a quem supostamente seria meramente público


Nenhum comentário:

Postar um comentário