14 de março de 2011

“Imagens em pauta” retorna com “A Estrada da Vida” de Fellini




Por Diego Baraldi

Bate-papo e cappuccino depois da exibição.


As aventuras e desventuras do convívio entre a ingênua Gelsomina (Giulieta Masina) e o brutamontes Zampano (Anthony Quinn) são atração de “A Estrada da vida” (La Strada. Itália, 1954, 108 min), premiado filme de Federico Fellini, em exibição nesta terça-feira, 15 de março, às 19:00, no CineSesc Arsenal. Entrada gratuita. Classificação indicativa: 12 anos.

O filme abre o quinto ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Instituto de Linguagens e Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. O Imagens em Pauta promove o hábito de assistir a e saber mais sobre filmes de diferentes estéticas e cinematografias, além de estimular a prática social de frequentar uma sala de cinema.

Entre os meses de março a maio, o projeto se concentra na obra do cineasta italiano Federico Fellini (1920-1993), que dirigiu mais de duas dezenas de filmes. O ciclo contemplará obras que vão do início da carreira do cineasta, marcadas pela influência do movimento neo-realista (“A Estrada da Vida”, “Noites de Cabíria”), passando por filmes que apresentam uma estética simbolista, marcada pelo onírico, grotesto e fantástico (“Oito e meio”, “Amarcord”, “Casanova”), até chegar à auto-reflexão (“Entrevista”).

Em 2011, junto ao “Imagens em Pauta” acontece o projeto “Terças com Café”, realizado pelo Sesc Mato Grosso, que oferece aos presentes na sessão, após bate-papo sobre o filme, um delicioso cappuccino, na área interna da Choperia Arsenal.

Sobre “A Estrada da Vida”

O filme apresenta a história do rústico Zampano (Anthony Quinn), artista mambembe que atravessa regiões pobres da Itália pós-guerra ganhando a vida em apresentações. Sua performance é a do homem acorrentado que, com muita força, arrebenta correntes.

Zampano irá arrebatar o coração de Gelsomina (a incrível Giulietta Masina, esposa de Fellini), moça desajeitada e inocente que se apaixona pelo brutamontes e passa a acompanhá-lo durante as viagens. Junto com Zampano, Gelsomina realizará uma peregrinação repleta de descobertas e sofrimento.

Com argumento de Fellini e colaboradores, “A Estrada da Vida” recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1956. A trilha sonora de Nino Rota, fiel colaborador do cineasta, tornou-se um marco na história do cinema. O tema musical de Gelsomina tornou-se tão popular que é reconhecido por pessoas que nunca assistiram ao filme de Fellini.

Na próxima semana (22/03), Giulieta Masina está de volta, em mais uma interpretação inesquecível, com “Noites de Cabíria”, outra obra-prima de Fellini. Não perca! Se você deseja ser avisado sobre as exibições do projeto, envie um email para imagensempauta@gmail.com com a informação “Cadastrar e-mail”. Para saber mais, siga também o “Imagens em Pauta” no Twitter: @ImagensEmPauta.

Sobre o CineSesc

O CineSesc é climatizado e aconchegante, com 65 lugares, som surround e projeção multimídia. Está localizado no Sesc Arsenal, centro cultural que conta com espaços como Biblioteca, Banco de Textos de Artes Cênicas, Teatro, Centro de Difusão e Realização Musical, Galeria de Arte e Choperia. Confira as atividades culturais que este centro cultural oferece através do blog www.sesc-mt.blogspot.com ou pelo telefone 3611 0550.

A programação do CineSesc é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (amplo e seguro estacionamento com entrada pela rua lateral).

Para cancelar o recebimento deste boletim, envie uma mensagem com o Assunto “Cancelar Recebimento” para imagensempauta@gmail.com.

Serviço
O quê: “A Estrada da Vida”
Direção: Federico Fellini
Quando: Terça-feira (15/03), às 19:00.
Onde: CineSesc / SESC Arsenal
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada Gratuita





Nenhum comentário:

Postar um comentário